PROJETOS


EMEB JOSÉ IBIAPINO FRANKLIN
PAPP TEC: Kelly Watanabe

PROJETO MONITORIA
Justificativa:
Devido à necessidade de otimizar o tempo no desenvolvimento de projetos junto à sala de informática, e de resolver questões como: autoestima, maior integração dos alunos nos projetos desenvolvidos com as outras turmas, surgiu a ideia de criar mais um espaço, onde alunos monitores possam atuar de maneira autônoma, auxiliando alunos e professores .
Objetivos

·         Possibilitar que os alunos sintam-se mais valorizados e mais responsáveis;
·         Promover inclusão digital;
·         Propiciar ao aluno ser um multiplicador de seus conhecimentos;
·         Promover o protagonismo infantil e o exercício de cidadania;
·         Criar espaço de interação produtiva entre alunos e professores onde ambos podem aprender;
·         Aproximar as novas tecnologias, pois os alunos mais integrados à escola e aos colegas tem muita facilidade em aprender;
·         Estabelecer uma parceria produtiva, buscando a socialização de informações e conhecimentos.
·         Desenvolver conhecimentos ligados à informática e tecnologia;
·         Desenvolver responsabilidade, respeito ao patrimônio público e a autoestima.

Desenvolvimento:
·         Os alunos participantes ficarão no projeto por 6 meses, após esse período, serão selecionados novos;
·         Levantamento de critérios junto aos professores para a seleção dos alunos envolvidos diretamente no projeto monitoria;
·         Os alunos selecionados participarão de uma reunião, onde serão discutidas as bases do projeto e formação;
·         Os pais dos alunos que aceitarem participar assinarão uma autorização, para que os alunos compareçam no laboratório, em período contrário ao período de aula normal, determinando o dia da semana e o horário.
·         Nestes horários os alunos estarão auxiliando os professores como fotografar, scanear e formatar trabalhos a serem impressos, bem como no auxilio nos atendimentos das salas de aulas.

Conteúdos:
Os conteúdos a serem trabalhados com os alunos monitores vão depender dos projetos e atividades que serão desenvolvidos no laboratório. A diferença é que estes devem aprofundar-se mais para que possam auxiliar efetivamente. Exemplos:
         Exploração de aplicativos, Plataformas, blog escolar, softwares e jogos educativos;
         Robótica educacional e software Robolab, Kit Arduino;
         Pesquisa na Internet e exploração de animações, filmes, clips, sites e wikipédias;
         Aplicativos do Google, Microsoft Word, Excel e PowerPoint, outros;
         Confecção de murais e panfletos informativos.

Quantidade de alunos atendidos:
Serão monitores 6 alunos no período da manhã e 8 alunos do período da tarde que comparecem a monitoria uma vez por semana, no horário contrário ao período de aula regular.
Avaliação:
Os alunos serão avaliados de acordo com seus procedimentos atitudinais. Suas mudanças de comportamento, tais como responsabilidade, organização e comprometimento serão registrados pela professora da classe e pelo professor da informática. 

___________________________________________________________________________________

EMEB JOSÉ IBIAPINO FRANKLIN

PAPP TEC: Kelly Watanabe
PROJETO BLOG ESCOLAR
                                                                                                                          
O presente projeto discorrerá sobre a criação e atualização do Blog que será avaliado pela gestão para assim divulgar. Para tal abordagem utilizamos mídia maquinas digitais, filmadoras, computadores e Internet e site. Envolvendo no projeto pais, alunos e escola através de reuniões e textos, recados informativos que serão distribuídos pela escola para os pais, auxiliando assim na utilização do Blog. Registraremos no blog fotos da rotina da escola, momentos significativos, projetos aplicados, progressos e resultados dos alunos e demais pessoas envolvidas, bem como conteúdos e objetivos trabalhados com as crianças. Dessa maneira, os pais poderão opinar e participar da vida escolar de seus filhos, facilitando a aproximação escola/pais, possibilitando também à escola identificar possíveis níveis de insatisfação ou aprovação por parte dos pais.

Objetivo:
O presente projeto tem como objetivo principal, possibilitar a interação escola/pais, mantendo atualizados e informados quanto aos acontecimentos da escola, facilitando a comunicação e interação, bem como, a expressão de opiniões, críticas e sugestões através de registro interativo no blog, assim como divulgar para a comunidade o trabalho que a escola realiza. 

Justificativa:
“...educação é componente substancial de qualquer política de desenvolvimento, não só como bem em si e como mais eficaz instrumentalização da cidadania, mas igualmente como primeiro investimento tecnológico” .(Demo, 1993)

Sendo assim, aproximar os pais e comunidade da escola, é muito importante e com esse intuito e por torna-se imprescindível para o exercício da socialização do conhecimento (trabalhos realizados pelos alunos e grupo escolar), que pretendemos disponibilizar através do “Blog Escolar da EMEB Jósé Ibiapino Franklin. Um canal de comunicação que possibilitará a participação das famílias na aprendizagem dos e fazendo desta comunicação entre família e escola, uma rotina mais informal e bastante presente.

Descrição do blog:
O blog será composto por:
Apresentação inicial,
ü  Calendário escolar,
ü  História da escola/bairro,
ü  Eventos, textos diversos,
ü  Projetos da escola, eventos,
ü  Textos diversos, projetos,
ü  Arte, educação física,
ü  Educação e tecnologia,
ü  Sala de recursos
ü  Textos informativos assim como imagens de atividades da escola.

Mídias e tecnologias utilizadas:
Máquina fotográfica, Celulares, Tablet, Filmadora, internet.

Metodologia para divulgação:
Através do trabalho da escola e resultados obtidos apresentados nos projetos educacionais, bem como registro fotográfico de eventos e da rotina escolar, fica mais fácil aproximamos os pais do cotidiano de seus filhos, possibilitando o acompanhamento através da internet e incentivando uma maior participação no contexto escolar.
O blog é subdividido por ano ciclo ou eixos temáticos, notícias e textos informativos, contando com a participação dos professores e unidade escolar, que por sua vez divulgarão seus projetos apresentando seus objetivos, trabalhos realizados e metodologia para a gestão a qual se encarrega de revisar e avaliar junto ao professor do laboratório.
Como medida legal e administrativa, a escola no ato da matrícula, solicita aos pais que assinem o pedido de autorização de imagem, para postar as fotos, vídeos de seus filhos, sempre com cunho pedagógico.
Pronta esta etapa serão postadas projetos e eventos, bem como a rotina escolar, convidando os pais através de recados na agenda e murais para visitar, divulgar o Blog e comentar os projetos e demais postagens.
Estão participando deste projeto todo o grupo escolar, com participação ativa, os alunos são sujeitos e foco principal.
Os pais por sua vez participarão, colocando suas opiniões e comentários, podendo assim se iterar e conhecer mais o trabalho do grupo escolar.
Com intenção de apresentar coisas novas, gerará muitos benefícios, entre os quais a aproximação da família com a escola, pois, vivemos um momento em que muitas famílias se encontram somente à noite ou no final de semana, e muitas vezes os pais nem mesmo conseguem participar da vida escolar de seus filhos, por conseqüência da vida atribulada.
Nesse sentido o Blog da escola possibilitará a todos, escola, pais e alunos, um diálogo mesmo que virtual, aproximando a escola da família.

“A hipótese fundamental é que educação não deve perder tempo em temer a modernidade. Deve procurar conduzi-la e ser-lhe sujeito histórico”. (DEMO,p.21, 2004)
___________________________________________________________________________________
EMEB JOSÉ IBIAPINO FRANKLIN
PAPP TEC: Kelly Watanabe

PROJETO: EDUCAÇÃO TECNOLÓGICA
(Lego Dacta, Kit Arduíno)


Justificativa
O material estruturado LEGO desperta grande interesse das crianças. Assim, a sistematização da educação tecnológica tem o intuito de enriquecer o ambiente de aprendizagem e com esse projeto pretendemos oferecer possibilidades para que os alunos possam aprender desenvolver habilidades, valores e competências de maneira diferente.

Objetivo:
Desenvolver procedimentos que possibilitem a criança a pensar cientificamente, elaborando hipóteses, experimentando –as e reformulando –as  a partir dos resultados obtidos e propondo outras soluções para resolução de problemas.
Promover o estudo de conceitos multidisciplinares em diversas disciplinas por meio de projetos diferenciados com foco em montagens e/ou construções de experimentos que visem a resolução de problema, pesquisa, investigação, desafios promovendo de forma interativa.

Conteúdos
- História da tecnologia, funcionalidades,
- Construção e montagem de mecanismo de máquinas simples (alavanca, rodas e eixos, plano inclinado e estruturas  rígidas e móveis)
- Construção e montagem de mecanismo de máquinas motorizadas e robótica (mecanismo eletroeletrônico, programação simples e avançada)
 O projeto se desenvolverá a partir dos projetos da escola e suas especificidades.

Etapas:
·         Apresentar material estruturado “Lego dacta” ou/ “Kit Arduíno”
·         Explorar livremente,
·         Assistir vídeos
·         Discutir:
- O que são máquinas?
- Para que servem?
-Como funcionam?
- Foram feitas para melhorar ou piorar a nossa vida?
( depende da intenção do humano)
- Inicia a técnica = tecnologia = Ed. Tecnológica
·         Apresentar o mapa de conferência
·         Destacar o nome das peças
·         Montar brinquedos – mostrar ppt de alguns
·         Apresentar o que montou
·         Saber guardar organizadamente as peças
·         Discutir:
- Como é feita?
-Onde?
-Por quem?
-Procedimento?
- Como uma fábrica funciona? Os funcionários são divididos em funções?
- São profissionais diferentes? Tem tarefas diferentes? Outros.
·         Fazer conferência das peças no início e fim da aula
·         Distribuir tarefas aos alunos
·         Apresentar fichas
·         Montar brinquedos
·         Lembrar de nomear peças
·         Discutir a evolução, levantar hipóteses sobre os conhecimentos prévios, de acordo com as transformações e permanências
·         Montar brinquedos trocando as funções dos alunos
·         Registrar
·         Fazer conferência das peças no início e fim da aula

___________________________________________________________________________________

EMEB JOSÉ IBIAPINO FRANKLIN
PAPP TEC: Kelly Watanabe

PROJETO INCLUSÃO DIGITAL
Justificativa:
Oferecer os recursos de tecnologia da informação para a comunidade a fim de favorecer uma efetiva inclusão digital da Comunidade escolar, em horários disponíveis no laboratório.
Público alvo:
Pretende-se atender pais de alunos, funcionários, ex-alunos, enfim pessoas que fazem parte do entorno da unidade escolar.
Objetivos:
ü  Possibilitar acesso da comunidade aos recursos multimídias disponíveis na EMEB;
ü  Favorecer a efetiva inclusão digital, atendendo as necessidades específicas da comunidade;
ü  Fornecer as primeiras orientações quanto ao uso do computador;
ü  Propiciar condições para a utilização do computador como ferramenta do cotidiano.
ü  Acesso para envio e pesquisas de trabalhos.
Desenvolvimento:
ü  Serão oferecidos neste ano dois horários com duração de 50 minutos cada um.
ü  Os grupos serão compostos em torno de 10 pessoas, que serão atendidas nos horários pré-determinados, onde o laboratório não tem atendimento de salas de aula.
Conteúdo:
ü  Auxílio visando dar noções gerais sobre conhecimentos básicos de Microsoft Office.
ü  No Word serão dadas orientações sobre formatações, criação de tabelas, utilização de imagens diversas (desde Internet ou do arquivo do computador)
ü  Noções gerais de caixa de texto, formatação, design e animações.
ü  Na Internet serão dadas orientações básicas de como acessar, como utilizar as barras de ferramentas, e como navegar, pesquisas, sempre de acordo com as necessidades do individuo.

Todos os horários serão Monitorados pelo PAPP TEC, tendo sempre que estar presente.


___________________________________________________________________________________





Postagens mais visitadas deste blog

Espetáculo: ”Ilusionista Dimy em Mágicas de Impacto”.