PROJETOS
CLIQUE AQUI: Jogomat-2019
CLIQUE AQUI: Dia D /2019
CLIQUE AQUI:Oficina de Jogos Matemáticos – Professor Elvis
PROJETOS 2019:
LABORATÓRIO
DE INFORMÁTICA
EMEB
JOSÉ IBIAPINO FRANKLIN
PAPP TEC: Kelly Watanabe
PROJETO MONITORIA
Justificativa:
Devido à necessidade de otimizar o tempo no desenvolvimento de projetos
junto à sala de informática, e de resolver questões como: autoestima, maior
integração dos alunos nos projetos desenvolvidos com as outras turmas, surgiu a
ideia de criar mais um espaço, onde alunos monitores possam atuar de maneira
autônoma, auxiliando alunos e professores .
Objetivos
·
Possibilitar
que os alunos sintam-se mais valorizados e mais responsáveis;
·
Promover
inclusão digital;
·
Propiciar
ao aluno ser um multiplicador de seus conhecimentos;
·
Promover
o protagonismo infantil e o exercício de cidadania;
·
Criar
espaço de interação produtiva entre alunos e professores onde ambos podem
aprender;
·
Aproximar
as novas tecnologias, pois os alunos mais integrados à escola e aos colegas tem
muita facilidade em aprender;
·
Estabelecer uma parceria produtiva, buscando a
socialização de informações e conhecimentos.
·
Desenvolver conhecimentos
ligados à informática e tecnologia;
·
Desenvolver
responsabilidade, respeito ao patrimônio
público e a autoestima.
Desenvolvimento:
·
Os alunos participantes ficarão no projeto por 6
meses, após esse período, serão selecionados novos;
·
Levantamento de critérios junto aos professores
para a seleção dos alunos envolvidos diretamente no projeto monitoria;
·
Os alunos selecionados participarão de uma reunião,
onde serão discutidas as bases do projeto e formação;
·
Os pais dos alunos que aceitarem participar
assinarão uma autorização, para que os alunos compareçam no laboratório, em período
contrário ao período de aula normal, determinando o dia da semana e o horário.
·
Nestes horários os alunos estarão auxiliando os
professores como fotografar, scanear e formatar trabalhos a serem impressos,
bem como no auxilio nos atendimentos das salas de aulas.
Conteúdos:
Os conteúdos a serem
trabalhados com os alunos monitores vão depender dos projetos e atividades que
serão desenvolvidos no laboratório. A diferença é que estes devem aprofundar-se
mais para que possam auxiliar efetivamente. Exemplos:
•
Exploração de aplicativos, Plataformas, blog
escolar, softwares e jogos educativos;
•
Robótica educacional e software Robolab, Kit
Arduino;
•
Pesquisa na Internet e exploração de animações,
filmes, clips, sites e wikipédias;
•
Aplicativos do Google, Microsoft Word, Excel e
PowerPoint, outros;
•
Confecção de murais e panfletos informativos.
Quantidade de alunos atendidos:
Serão monitores 6 alunos no período da manhã e 8 alunos do período da
tarde que comparecem a monitoria uma vez por semana, no horário contrário ao
período de aula regular.
Avaliação:
Os alunos serão
avaliados de acordo com seus procedimentos atitudinais. Suas mudanças de
comportamento, tais como responsabilidade, organização e comprometimento serão
registrados pela professora da classe e pelo professor da informática.
___________________________________________________________________________________
EMEB JOSÉ IBIAPINO
FRANKLIN
PAPP TEC: Kelly Watanabe
PROJETO BLOG ESCOLAR
O presente projeto discorrerá
sobre a criação e atualização do Blog que será avaliado pela gestão para assim
divulgar. Para tal abordagem utilizamos mídia maquinas digitais, filmadoras,
computadores e Internet e site. Envolvendo no projeto pais, alunos e escola através
de reuniões e textos, recados informativos que serão distribuídos pela escola
para os pais, auxiliando assim na utilização do Blog. Registraremos no blog
fotos da rotina da escola, momentos significativos, projetos aplicados,
progressos e resultados dos alunos e demais pessoas envolvidas, bem como
conteúdos e objetivos trabalhados com as crianças. Dessa maneira, os pais poderão
opinar e participar da vida escolar de seus filhos, facilitando a aproximação
escola/pais, possibilitando também à escola identificar possíveis níveis de
insatisfação ou aprovação por parte dos pais.
Objetivo:
O presente projeto tem como objetivo principal, possibilitar
a interação escola/pais, mantendo atualizados e informados quanto aos
acontecimentos da escola, facilitando a comunicação e interação, bem como, a
expressão de opiniões, críticas e sugestões através de registro interativo no
blog, assim como divulgar para a comunidade o trabalho que a escola realiza.
Justificativa:
“...educação é componente substancial de
qualquer política de desenvolvimento, não só como bem em si e como mais eficaz
instrumentalização da cidadania, mas igualmente como primeiro investimento tecnológico”
.(Demo, 1993)
Sendo assim,
aproximar os pais e comunidade da escola, é muito importante e com esse intuito
e por torna-se imprescindível para o exercício da socialização do conhecimento
(trabalhos realizados pelos alunos e grupo escolar), que pretendemos
disponibilizar através do “Blog Escolar da EMEB Jósé Ibiapino Franklin. Um
canal de comunicação que possibilitará a participação das famílias na
aprendizagem dos e fazendo desta comunicação entre família e escola, uma rotina
mais informal e bastante presente.
Descrição
do blog:
O blog será composto por:
Apresentação inicial,
ü Calendário
escolar,
ü História
da escola/bairro,
ü Eventos,
textos diversos,
ü Projetos
da escola, eventos,
ü Textos
diversos, projetos,
ü Arte,
educação física,
ü Educação
e tecnologia,
ü Sala
de recursos
ü Textos
informativos assim como imagens de atividades da escola.
Mídias
e tecnologias utilizadas:
Máquina fotográfica, Celulares,
Tablet, Filmadora, internet.
Metodologia
para divulgação:
Através do trabalho
da escola e resultados obtidos apresentados nos projetos educacionais, bem como
registro fotográfico de eventos e da rotina escolar, fica mais fácil aproximamos
os pais do cotidiano de seus filhos, possibilitando o acompanhamento através da
internet e incentivando uma maior participação no contexto escolar.
O blog é subdividido
por ano ciclo ou eixos temáticos, notícias e textos informativos, contando com
a participação dos professores e unidade escolar, que por sua vez divulgarão
seus projetos apresentando seus objetivos, trabalhos realizados e metodologia
para a gestão a qual se encarrega de revisar e avaliar junto ao professor do
laboratório.
Como medida legal e
administrativa, a escola no ato da matrícula, solicita aos pais que assinem o
pedido de autorização de imagem, para postar as fotos, vídeos de seus filhos,
sempre com cunho pedagógico.
Pronta esta etapa serão
postadas projetos e eventos, bem como a rotina escolar, convidando os pais
através de recados na agenda e murais para visitar, divulgar o Blog e comentar
os projetos e demais postagens.
Estão participando
deste projeto todo o grupo escolar, com participação ativa, os alunos são sujeitos
e foco principal.
Os pais por sua vez participarão,
colocando suas opiniões e comentários, podendo assim se iterar e conhecer mais
o trabalho do grupo escolar.
Com intenção de apresentar coisas novas, gerará muitos benefícios, entre
os quais a aproximação da família com a escola, pois, vivemos um momento em que
muitas famílias se encontram somente à noite ou no final de semana, e muitas
vezes os pais nem mesmo conseguem participar da vida escolar de seus filhos,
por conseqüência da vida atribulada.
Nesse sentido o Blog da escola possibilitará a todos, escola, pais e
alunos, um diálogo mesmo que virtual, aproximando a escola da família.
“A hipótese fundamental é
que educação não deve perder tempo em temer a modernidade. Deve procurar
conduzi-la e ser-lhe sujeito histórico”. (DEMO,p.21, 2004)
___________________________________________________________________________________
EMEB
JOSÉ IBIAPINO FRANKLIN
PAPP TEC: Kelly Watanabe
PROJETO:
EDUCAÇÃO TECNOLÓGICA
(Lego
Dacta, Kit Arduíno)
Justificativa
O material
estruturado LEGO desperta grande interesse das crianças. Assim, a
sistematização da educação tecnológica tem o intuito de enriquecer o ambiente
de aprendizagem e com esse projeto pretendemos oferecer possibilidades para que
os alunos possam aprender desenvolver habilidades, valores e competências de
maneira diferente.
Objetivo:
Desenvolver
procedimentos que possibilitem a criança a pensar cientificamente, elaborando
hipóteses, experimentando –as e reformulando –as a partir dos resultados obtidos e
propondo outras soluções para resolução de problemas.
Promover
o estudo de conceitos multidisciplinares em diversas disciplinas por meio de
projetos diferenciados com foco em montagens e/ou construções de experimentos
que visem a resolução de problema, pesquisa, investigação, desafios promovendo
de forma interativa.
Conteúdos
-
História da tecnologia, funcionalidades,
-
Construção e montagem de mecanismo
de máquinas simples (alavanca, rodas e eixos, plano inclinado e
estruturas rígidas e
móveis)
- Construção e montagem de mecanismo de
máquinas motorizadas e robótica (mecanismo eletroeletrônico, programação
simples e avançada)
O projeto se desenvolverá a
partir dos projetos da escola e suas especificidades.
Etapas:
·
Apresentar material estruturado “Lego dacta”
ou/ “Kit Arduíno”
·
Explorar livremente,
|
·
Assistir vídeos
·
Discutir:
- O que são máquinas?
- Para que servem?
-Como funcionam?
- Foram feitas para melhorar ou
piorar a nossa vida?
( depende da intenção do humano)
- Inicia a técnica = tecnologia =
Ed. Tecnológica
·
Apresentar o mapa de conferência
·
Destacar o nome das peças
·
Montar brinquedos – mostrar ppt de alguns
·
Apresentar o que montou
·
Saber guardar organizadamente as peças
|
·
Discutir:
- Como é feita?
-Onde?
-Por quem?
-Procedimento?
- Como uma fábrica funciona? Os
funcionários são divididos em funções?
- São profissionais diferentes?
Tem tarefas diferentes? Outros.
·
Fazer conferência das peças no início e fim da
aula
·
Distribuir tarefas aos alunos
·
Apresentar fichas
·
Montar brinquedos
·
Lembrar de nomear peças
|
·
Discutir a evolução, levantar hipóteses sobre
os conhecimentos prévios, de acordo com as transformações e permanências
·
Montar brinquedos trocando as funções dos
alunos
·
Registrar
·
Fazer conferência das peças no início e fim da
aula
|
___________________________________________________________________________________
EMEB
JOSÉ IBIAPINO FRANKLIN
PAPP TEC: Kelly Watanabe
PROJETO INCLUSÃO DIGITAL
Justificativa:
Oferecer os recursos de tecnologia da informação para a comunidade a fim
de favorecer uma efetiva inclusão digital da Comunidade escolar, em horários
disponíveis no laboratório.
Público alvo:
Pretende-se atender pais de alunos, funcionários, ex-alunos, enfim
pessoas que fazem parte do entorno da unidade escolar.
Objetivos:
ü Possibilitar acesso da comunidade aos recursos
multimídias disponíveis na EMEB;
ü Favorecer a efetiva inclusão digital, atendendo as
necessidades específicas da comunidade;
ü Fornecer as primeiras orientações quanto ao uso do
computador;
ü Propiciar condições para a utilização do computador
como ferramenta do cotidiano.
ü Acesso para envio e pesquisas de trabalhos.
Desenvolvimento:
ü Serão oferecidos neste ano dois horários com
duração de 50 minutos cada um.
ü Os grupos serão compostos em torno de 10 pessoas,
que serão atendidas nos horários pré-determinados, onde o laboratório não tem atendimento
de salas de aula.
Conteúdo:
ü Auxílio visando dar noções gerais sobre conhecimentos
básicos de Microsoft Office.
ü No Word serão dadas orientações sobre formatações,
criação de tabelas, utilização de imagens diversas (desde Internet ou do
arquivo do computador)
ü Noções gerais de caixa de texto, formatação, design
e animações.
ü Na Internet serão dadas orientações básicas de como
acessar, como utilizar as barras de ferramentas, e como navegar, pesquisas,
sempre de acordo com as necessidades do individuo.
Todos os horários serão Monitorados pelo PAPP TEC,
tendo sempre que estar presente.
___________________________________________________________________________________